Saturday, January 22, 2011

Narciso e o lago

O futuro é como uma faca de dois gumes. Entre o ir e o ficar há um deserto enorme sem ideias onde me hidratar. Ir sempre me pareceu mais aliciante, mas tenho a personalidade dos que ficam a lamentar-se. Ir significa arriscar, projectar, ter um alvo ou destino. O meu objectivo é tão específico como o www é para uma morada electrónica. Por vezes penso que o que me atrai mais no teatro e em ser atriz é a possibilidade de poder mudar constantemente de personalidade, sentimentos e a cada historia ter todo um passado e futuro diferentes. Mas (ainda) não o sou, pelo que apenas me posso considerar como indecisa. Notem o meu desesepero: acordo a pensar que quero fugir desta cidade, sem carros, nem tráfego, nem horário certo e, possivelmente, com um trabalho simpático e bem pago à mina espera. Penso em Londres, em Amsterdão, Berlim, entretanto no Brasil e na Argentina...às vezes penso em países nórdicos, outras vezes em países tropicais.Durante o dia nem pesno, lanço grandes suspiros de quando em vez e por momentos chego a gostar od que faço e da previsão do final do dia e do que me permitirá fazer. O cansaço chega e A´s evzes só queria ter uma casa minha, mesmo em Lisboa. ás vezes quero fugir para Évora ou isolar-me numa aldeia de xisto onde não conhelça ninguém e possa ir apenas ao supermercado local. Adormeço sem grandes expectativas porque passei o dia interio noutros sitios, mas acabo por estar na mesma cama, que me sabe bem, mas que apenas me transportará para mais um dia. Que poderia ser um dia diferente ou não tudo depende...de mim.
Às vezes prefiro ficar, lutar, melhorar, aprimorar e triunfar em alguma coisa. Vejo a paisagem que vi no dia anterior, mas descubro algum pormenor novo, penso em receitas que posso fazer ou hobbies para fugir da rotina. Penso em cursos, profissões em que poderia ser boa, porque parte de mim acredita reamente que posso ser boa em alguma coisa. Lembro-me de restaurantes, filmes, passeios. O fim do dia traz o cansaço de quem esteve a cumprir a sua missão o melhor que podia...mas não o melhor que sabe, porque nem ela sabe...
O dia termina cansado e perdido no meio de tantas possibilidades. Espera por um substituto que cumpra os ansejos de hoje e que decida qual dos lados da faca reflecte melhor.