Thursday, August 27, 2009

horas, células e o resto

Mas o que raio são neurónios?
Não me digam que as minhas angústias os meus medos e os meus projectos são apenas o resultado de neurotransmissores, uma fenda pré-sináptica e duas extremidades a tocarem-se biliões de vezes para fazer passar iõezinhos, que nada têm de pessoais.
Cl, Na, K! Elementos entedeantes por serem tão iguais, tão monótonos. E eu? Onde fica a minha essência? Se eles são os mesmos, porque cada dia tomo rumos diferentes?
E os pensamentos...onde se perdem eles. Tanta energia perdida por entre estas redes neuronais, tantas sombras, cores e casas corticais!Onde? Para quê? Porque surgem e como?...
Não, não são só partículas e choques eléctricos!
Tem que haver algo mais que me define, que nos define. Se não, porque somos todos diferentes?
Serão apenas mutações genéticas umas em cima das outras, como pratos por lavar?
Alguém que me explique porque preciso eu de escrever estas coisas, de indagar o meu papel no universo enquanto outros apenas se limitam a sentar-se no sofá da pacatez e felicidade acomodada. porque os meus neurónios, iguaizinhos aos outros, se sentem tão atordoados com as hipóteses que cada dia me dá, como se de uma tarefa se tratasse.
É isso, eu não sou feita de neurónios. é outra coisa. Eles também. Outra coisa, diferente. Por isso é que os outros se estão nas tintas e eu me ralo com o facto de o dia ter 24 horas e devermos dormir 8. Nem menos, nem mais.
O que fazer com as outras horas, os meus neurónios, e o resto?

1 comment:

Meg said...

Olá, talvez te questiones, por causa do nome! ;) Não que não sejas especial, és muito especial! E o teu nome também! Diz isto quem é homónima tua e não fiques triste por partilhar o nome, porque na realidade partilhamos algumas emoções também. Sou bem mais velhinha que tu e a busca da felicidade que deve vir pelo correio é complicada, mas cá estamos para a descobrir. ;)
Felicidades de e para
Ana Margarida Ferreira Monteiro